
As empresas de tecnologia voltadas para o agro (Agtechs), Drop e Smart Sensing, sediadas em Piracicaba (SP), anunciaram a fusão de suas operações e a criação da Zait, uma nova companhia que integra tecnologias, soluções e equipamentos desenvolvidos pelas duas companhias e projeta faturamento superior a R$ 100 milhões em 2026.
Com a união, a Zait reúne portfólios complementares voltados ao uso de tecnologias aplicadas ao manejo agrícola ao longo de todo o ciclo produtivo. A proposta é combinar desenvolvimento tecnológico, base industrial e conhecimento agronômico para apoiar decisões no campo, do diagnóstico à aplicação e ao monitoramento de resultados.
Franz Arthur Pavlu, ex-CEO da Drop e presidente da nova empresa, destaca que a operação passa a contar com mais de 120 profissionais, carteira ativa de clientes e uma estrutura industrial própria para fabricação de máquinas e equipamentos.
O portfólio da nova empresa inclui sensores, controladores eletrônicos, máquinas para pulverização e aplicação localizada, sistemas de automação e plataformas digitais.
Entre as tecnologias reunidas estão soluções de pulverização localizada, associadas à redução no uso de defensivos e sistemas de aplicação no sulco de plantio, amplamente utilizados em produtos biológicos.
Após a conclusão da fusão, a Zait prevê a ampliação de suas operações, com planos de expansão internacional, desenvolvimento de sistemas autônomos e de aplicação inteligente, fortalecimento da rede comercial e a criação de um centro de inovação agroindustrial.