Agricultoras familiares
Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) do Pará apoiou produtores rurais de Tracuateua na obtenção do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Documentos são obrigatórios para que os agricultores familiares possam acessar benefícios como o crédito rural, a aposentadoria rural e o programa de habitação rural.

O mutirão ocorreu entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro. A ação foi organizada pela Agropam – Planejamento e Assessoria Técnica Rural, por meio de uma chamada pública da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), via cadastramento no Programa Bolsa Verde.

Durante a iniciativa, foram emitidos 30 CAFs e 25 CARs. Além disso, foram identificadas demandas imediatas por crédito rural nas linhas A e B do Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf).

Nos últimos meses, a Emater liberou, através de projetos, quase R$ 2 milhões em crédito rural pelo Banco da Amazônia (Basa). Os recursos foram destinados, principalmente, às cadeias produtivas de mandioca e pesca artesanal.