A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater-Pará) completa nesta quarta-feira (3) seis décadas de atuação no apoio à agricultura familiar, marcadas pela ampliação de políticas públicas, inclusão social e práticas produtivas sustentáveis. Presente nos 144 municípios do Estado, a instituição celebra 60 anos reforçando seu papel no desenvolvimento rural e na preservação ambiental.
Foto: Divulgação

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater-Pará) completa nesta quarta-feira (3) seis decadas de atuação no apoio à agricultura familiar, marcadas pela ampliação de políticas públicas, inclusão social e práticas produtivas sustentáveis.

Presente nos 144 municípios do Estado, a instituição celebra 60 anos reforçando seu papel no desenvolvimento rural e na preservação ambiental.

Entre janeiro e agosto deste ano, a Emater-Pará foi a instituição que mais emitiu Cadastros Ambientais da Agricultura Familiar (CAF) em todo o país, totalizando 122.705 registros, de acordo com a Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer).

Em 2025, a Emater auxiliou cerca de 200 agricultores do Sul e Sudeste do Estado a receber compensação financeira para preservar áreas de floresta dentro de suas propriedades. Os valores podem ultrapassar R$ 2 mil por hectare no primeiro ano.

Além disso, neste ano, a entidade entregou 74 veículos para ampliar a mobilidade dos técnicos e permitir que alcancem áreas mais remotas.

Atendimento em todo o Estado

Em 2024, quando completou 59 anos, a Emater realizou mais de 84 mil atendimentos, incluindo mais de 11 mil assentados da reforma agrária, 5,5 mil pescadores e mais de 3 mil quilombolas. Foram emitidos mais de 18 mil Cadastros da Agricultura Familiar e inscritos mais de 1.700 Cadastros Ambientais Rurais (CARs).

Projetos elaborados pelo próprio órgão viabilizaram mais de R$ 45 milhões destinados à agricultura familiar.

Selo de qualidade

Durante a COP30, foi lançado o Selo Emater Pará, destinado a produtos de agricultores familiares paraenses assistidos pelo órgão. O objetivo é garantir ao consumidor a procedência da produção, com assistência gratuita e qualidade técnica.