Cooperação internacional

Embrapa de Sete Lagoas (MG) recebe visita de instituto da Nova Zelândia

Especialistas participaram de uma capacitação de técnicas de manejo de praga que afeta as culturas

Pesquisadores foram treinados em boas práticas no manejo de praga lagarta-do-cartucho
Foto: Embrapa

A Embrapa de Sete Lagoas, em Minas Gerais, recebeu a visita de pesquisadores do Instituto de Pesquisa de Plantas e Alimentos da Nova Zelândia, para uma capacitação com objetivo de aprender boas práticas de manejo e controle biológico da praga lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda) com o Baculovírus.

“A Embrapa e o Instituto mantém um projeto sobre controle biológico da lagarta-do-cartucho com microrganismos com o uso do Baculovírus”, disse o pesquisador Fernando Hercos Valicente, que orientou o treinamento junto da sua equipe da Embrapa Milho e Sorgo. A comitiva neozelandesa foi recebida por Maria Marta Pastina, chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento.

Os pesquisadores Gonzalo Avila, Asha Chhagan e Karina Santos fazem parte do controle biológico e criação de insetos da entidade de estudos neozelandês.

“O Instituto desenvolve pesquisas fundamentais, aplicadas a longo prazo em diferentes aspectos do controle biológico de pragas de insetos, ecologia e comportamento de insetos, biossegurança e sistemas de criação de insetos”, diz Avila.