Famílias agricultoras do Semiárido brasileiro e técnicos extensionistas já podem utilizar o aplicativo GuardeÁgua, que auxilia na identificação de áreas adequadas para barragens subterrâneas, indica práticas de manejo do solo e da água e sugere cultivos apropriados aos locais de plantio. O lançamento oficial da ferramenta, disponível gratuitamente na Play Store, ocorreu em 10 de dezembro, em Santana do Ipanema (AL).
Foto: Fernando Gregio

Famílias agricultoras e técnicos do Semiárido brasileiro já têm acesso ao GuardeÁgua, aplicativo gratuito que orienta a escolha de áreas para barragens subterrâneas, indica práticas de manejo do solo e da água e sugere cultivos adequados ao clima da região. A ferramenta, disponível na Play Store, foi lançada em 10 de dezembro, em Santana do Ipanema (AL).

O aplicativo foi desenvolvido pela Embrapa Solos (RJ) em parceria com a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), sob liderança da Unidade de Execução de Pesquisa e Desenvolvimento de Recife (UEP Recife).

Barragem subterrânea

O GuardeÁgua vai apoiar técnicos e agricultores do Semiárido na identificação de áreas adequadas para barragens subterrâneas, tecnologia que mantém a umidade do solo para o plantio durante boa parte do ano. A ferramenta torna mais preciso o processo de escolha dos locais de implantação, muitas vezes desafiador sem suporte técnico.

A barragem subterrânea é uma tecnologia social hídrica adotada em regiões de instabilidade climática, como o Semiárido brasileiro. Ela retém a água da chuva no solo com o uso de lonas plásticas instaladas entre 3 e 5 metros de profundidade, preservando a umidade por meses e permitindo o cultivo mesmo após o período chuvoso.

Desenvolvida desde a década de 1980 pela Embrapa e aprimorada ao longo dos anos, a técnica inclui sangradouros para controlar fluxos excessivos de água e passou por inovações, como o uso de lonas em substituição a pedras e cimento.