
O governo do Espírito Santo assinou, na última quinta-feira (23), por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), os contratos dos últimos 20 projetos aprovados pelo 5º Edital do Fundo Social de Apoio à Agricultura Familiar (Funsaf).
Nesta etapa, serão repassados R$ 6 milhões a entidades da agricultura familiar, totalizando um investimento de R$ 14,5 milhões referentes ao 5º edital do Funsaf.
O fundo é um instrumento que busca democratizar o acesso a recursos financeiros por associações e cooperativas, com apoio técnico e financeiro integrado do Bandes e do Incaper, ampliando os investimentos destinados à agricultura familiar capixaba.
Os recursos beneficiarão 12 municípios, com a aquisição de tratores, caminhões, veículos utilitários, microtratores, sistemas fotovoltaicos e equipamentos de beneficiamento e armazenamento de alimentos, entre outros itens voltados à modernização da produção.
O governador do estado, Renato Casagrande (PSB), afirmou: “Temos um Estado em que a agricultura familiar é predominante e desempenha papel essencial na nossa economia e no abastecimento. É gratificante percorrer o interior e perceber o quanto avançamos nos últimos anos. Além de apoiar financeiramente as instituições, o Governo tem promovido diversas ações voltadas ao fortalecimento da agricultura, oferecendo oportunidades para os produtores rurais e impulsionando o desenvolvimento sustentável em todas as regiões do Espírito Santo.”
O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, destacou que o Funsaf representa um importante instrumento de fortalecimento da agricultura familiar e da economia rural capixaba.