Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) da Bahia, o governo estadual entregou máquinas e equipamentos agrícolas em 21 municípios. Os principais beneficiados foram associações da agricultura familiar, cooperativas e prefeituras municipais
Foto: Marta Medeiros

De acordo com dados da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) da Bahia, o governo estadual entregou 940 máquinas e equipamentos agrícolas em 21 municípios. Os principais beneficiados pela distribuição de maquinário foram associações da agricultura familiar, cooperativas e prefeituras municipais.

Os equipamentos distribuídos incluem tratores, carretas, escavadeiras, plantadeiras, grades aradoras, roçadeiras hidráulicas, tanques-pipa e veículos tipo pick-up. A iniciativa é organizada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e financiada com recursos oriundos de emendas parlamentares.

Entre 2023 e 2025, foram entregues 620 tratores com implementos agrícolas, 320 máquinas forrageiras com reboque, 46 retroescavadeiras e 30 kits de irrigação, com capacidades entre 0,5 e 2 hectares.

De acordo com o governo estadual, o programa de entrega de maquinário também promove a capacitação e qualificação dos beneficiários. O Curso de Operação e Manutenção Preventiva em Tratores Agrícolas também é ofertado pela CAR.

A formação é focada em orientar os pequenos produtores e agricultores familiares sobre manutenção preventiva, operação segura, cuidados técnicos, prática de campo, cálculo da hora-máquina e modelos de gestão da mecanização agrícola.

No mesmo período, a infraestrutura rural também recebeu novos investimentos. Foram entregues 350 tanques-pipa, 15 caminhões para transporte de água, leite refrigerado e cargas em geral, caixas d’água com capacidades entre 500 e 10 mil litros, 24 tanques de resfriamento de leite.