
O Congresso Nacional começou a analisar a Medida Provisória (MP) 1325/25, que prevê crédito extraordinário de R$ 190 milhões no Orçamento de 2025 para a aquisição de alimentos. De acordo com o governo, o objetivo é formar estoques para apoiar organizações da agricultura familiar que produzem mel, castanha de caju e castanha-do-brasil, todas impactadas pelas tarifas adicionais sobre as exportações brasileiras impostas pelos Estados Unidos.
Impactos das tarifas e ações previstas
A tarifa adicional de 40% saiu recentemente para as castanhas, mas os Estados Unidos mantêm a taxa de 50% sobre o mel. O governo estima beneficiar cerca de duas mil famílias. O Ministério da Agricultura (Mapa) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) também planejam usar esses recursos para comprar milho e evitar desabastecimento durante o período de entressafra.
“Grande parte da área da Sudene foi severamente afetada pela estiagem, reduzindo a disponibilidade de forragem para alimentação animal e comprometendo a produtividade das lavouras de milho”, afirma a mensagem que acompanha a medida.
A Comissão Mista de Orçamento ainda vai analisar a medida provisória e, depois, os plenários da Câmara e do Senado também vão avaliar o texto.