O Governo de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), iniciou, ontem (6), o cadastro e seleção das cidades para receberem a doação de agrosilício. O projeto para distribuição do insumo é feito em parceria com a Harsco Environmental.
De acordo com a Agência Minas, em nota, dez mil toneladas de agrosilício serão doadas nessa nova etapa, com valor limite por município a depender da quantidade de inscritos. O formulário de inscrição já está disponível e deve ser preenchido pelas prefeituras das cidades interessadas até 28/11.
Segundo o assessor técnico da Seapa, Marlon Gomes Dias, qualquer cidade de Minas Gerais interessada no programa pode fazer o cadastro, até mesmo os municípios que participaram das etapas anteriores.
“É importante ressaltar que as inscrições devem ser feitas com o CNPJ da prefeitura e não é possível a transferência do fertilizante direto para o produtor, cooperativas ou associações. Todo o processo está vinculado à adesão do município”, disse.
O agrosilício melhora a qualidade do solo e amplia a produtividade das lavouras, além de também funcionar como um corretivo do solo. De acordo com o governo do estado, já foram distribuídas 18,4 mil toneladas do fertilizante para produtores de 149 municípios.
As equipes da Emater-MG de cada município fazem o acompanhamento técnico de todo o processo, que se inicia com as análises de solo, que determinam a quantidade necessária do fertilizante.