O Governo do Pará entregou, no último sábado (6), 841 títulos de terras definitivos para a agricultura familiar da cidade de Maracanã, no nordeste do estado. A ação foi feita através do Instituto de Terras do Pará (Iterpa) e representa um avanço na política de regularização fundiária da região, o que garante segurança jurídica para o setor e o direito à propriedade.
A cerimônia de entrega foi realizada com a presença do governador do Pará, Helder Barbalho, e da vice-governadora Hana Ghassan, beneficiando as comunidades dos Km 23, 24, 25, 34, 35, 36, 37, 38 e 39, Ramal do Pauxis, Quatro Bocas, Ramal do Rio Grande, São José, Caripi, Vila Cruzeiro, Vila Nova Cristolândia, Vila Pauxis, Vila Peri-Açu, Vila Santa Maria do Caripi e Vila São Cristóvão.
“Agora, com o título definitivo, os agricultores podem bater no peito e dizer: ‘essa terra é minha, ninguém me tira, é patrimônio da minha família, e eu vou poder deixar para os meus filhos, vou poder deixar para os meus netos, e vou poder investir, porque eu estou investindo naquilo que é meu’”, diz o governador.
“Eu quero aqui parabenizar, em nome do Flávio Ricardo e toda a equipe do Iterpa (Instituto de Terras do Pará), por mais essa conquista. Se hoje nós conseguimos fazer obra em todos os municípios, é graças à parceria”, disse a vice-governadora.
De acordo com o governo do estado, desde 2019, foram entregues 855 títulos de terra em Maracanã. “Não entregamos apenas papéis, mas sim esperança e segurança. Cada título rural representa dignidade, acesso ao crédito e a certeza de que, por meio da segurança da terra, cada família poderá construir um futuro mais próspero”, diz o presidente do Instituto de Terras do Pará (ITERPA), Bruno Kono.