Projeto da Embrapa desenvolve novo bioinsumo multifuncional, o OudControl-2, realizado em parceria entre as divisões Embrapa Agroenergia, Embrapa Arroz e Feijão e a empresa Carbom Brasil. Feito à base de extrato microbiano vegetal, o bioinsumo tem potencial para realizar controle de fungos e estímulo de crescimento
Foto: Sebastião de Araújo

Projeto da Embrapa desenvolve novo bioinsumo multifuncional, o OudControl-2, realizado em parceria entre as divisões Embrapa AgroenergiaEmbrapa Arroz e Feijão e a empresa Carbom Brasil. Feito à base de extrato microbiano vegetal, o bioinsumo tem potencial para realizar controle de fungos e estímulo de crescimento.

Segundo o pesquisador da Embrapa Agroenergia e líder do projeto, Félix Siqueira, o novo projeto é uma continuidade da pesquisa OudControl-1. Focada também na produção de biosinumo agrícola multifuncional, biofungicida e biofertilizante, também feito de extratos microbianos.

Durante a pesquisa anterior, foi possível criar um insumo capaz de aumentar ganhos de crescimento vegetal e controle de fungos fitopatógenos. Um dos objetivos da produção de novos bioinsumos é também criar soluções sustentáveis para o agronegócio brasileiro.

Para o desenvolvimento do OudControl-2, a Carbom Brasil renovou seu contrato com a Embrapa por mais 38 meses. O atual objetivo da empresa é definir escalonamento, realizar testes em campo para validação de um sistema de produção e chegar a uma formulação para uso e aplicação do bioinsumo.