No último sábado (11), ocorreu o primeiro embarque de soja no novo corredor hidroviário da empresa Amaggi, instalado na Vila Vista Alegre, em Roraima. O evento, acompanhado também pelo governador do estado, Antonio Denarium, marcou o início da nova Estação de Transbordo de Cargas (ETC).
Instalada às margens do Rio Branco, a ETC substitui o transporte rodoviário até Manaus, no Amazonas, encurtando uma rota de 763 km de estrada para somente 155 km. A nova estrutura recebe o produto e despacha diretamente até o porto da empresa, em Itacoatiara (AM).
A ETC representa um investimento de R$ 100 milhões, e foi autorizada a operar no último dia 9, pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). A estimativa é que, nesta primeira fase, a operação movimente em torno de 60 mil e 70 mil toneladas de soja, o que significaria uma economia de cerca de R$ 80 por tonelada e uma redução de 74% no tráfego rodoviário de grãos no trecho.
Corredor hidroviário também beneficiará agricultores da região
A nova rota hidroviária também permitirá o transporte de outros materiais e produtos no sentido inverso, como é o caso de calcário e fertilizantes. Essa nova opção irá baratear custos de produção para agricultores locais.
O gerente-geral da Amaggi, Cícero Lima, afirmou que a ETC terá uma capacidade inicial de descarregar mais de 200 toneladas por hora. E no porto de Itacoatiara, toda a carga vinda de Roraima será embarcada em navios e destinada à exportação. E no sentido contrário, é prevista a importação de fertilizantes.