
No último domingo (18), a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) de Goiás divulgou o relatório Agro em Dados de 2025. A 76ª edição da publicação consolida os principais resultados da agropecuária no estado.
O estudo reúne informações sobre: comportamento dos mercados, participação do estado no comércio nacional e internacional, adoção de novas tecnologias e estrutura logística das cadeias produtivas.
De acordo com a Seapa, o objetivo do Agro em Dados é oferecer uma leitura ampla do agronegócio goiano, orientando produtores rurais, agentes do mercado e gestores públicos sobre o cenário estadual.
Neste ano, a secretaria vai integrar o relatório ao Radar Agropecuário do estado. O levantamento passará a funcionar como uma ferramenta complementar para o acompanhamento e análise dos mercados goianos.
Principais destaques do relatório
Na agricultura, a soja ocupou papel central entre as lavouras de Goiás. No contexto das exportações, o estado superou o recorde de volume embarcado do grão no acumulado do ano.
O milho também apresentou uma valorização no período final do ano passado, impulsionado pelo avanço da cadeia do etanol de milho.
A bovinocultura foi a cadeia produtiva pecuária que mais cresceu em 2025. A carne bovina bateu recordes de volume exportado e de número de destinos, posicionando Goiás como o terceiro maior estado exportador do país.
Na suinocultura, o cenário foi de valorização dos preços, resultando o melhor saldo da balança comercial do estado desde 2017. A avicultura, por meio da produção de carne de frango, também bateu recordes de embarques e alcançou recorde no Valor Bruto da Produção (VBP) de ovos.