O governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), concluiu na última sexta-feira (8), oficinas para boas práticas da cultura da melancia e de produção de biofertilizantes, no município de Rio Preto da Eva (AM). A ação atendeu mais de 94 agricultores familiares na cidade e contemplou cerca de 200 famílias no total.
As oficinas começaram na segunda-feira (4) e duraram cinco dias seguidos. No processo, foram capacitados 94 agricultores familiares, com palestras e atividades práticas realizadas pelo engenheiro agrônomo José Portugal e o técnico agrícola Hélio Araújo, servidores da Sepror.
“Com o trabalho desenvolvido pelos técnicos da Sepror, alcançamos mais uma meta junto à agricultura familiar do estado, levando conhecimento e incentivo por meio de boas práticas a nossos produtores, proporcionando melhorias de renda que será viabilizada por meio da aplicação continuada das orientações e treinamento”, disse o secretário da Sepror, Daniel Borges.
No total do projeto, somando as duas semanas de capacitação, 200 famílias de agricultores foram contempladas. Moradores de 10 comunidades localizadas nos ramais Motoboy, Fé em Deus, Tucano, Boa Sorte, Amazonas, Do Branco e Baixo Rio foram atendidos.
“O uso de biofertilizantes reduz a dependência de produtos químicos e melhora a saúde do solo e a compostagem transforma resíduos orgânicos em adubo natural, reduzindo impactos ambientais”, ressalta José Portugal.