As vendas de máquinas agrícolas no atacado, que vinham mostrando recuperação ao longo de 2025, ganharam um novo retrato em outubro. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave)
Foto: Freepik

As vendas de máquinas agrícolas no atacado, que vinham mostrando recuperação ao longo de 2025, ganharam um novo retrato em outubro. De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), os tratores registraram queda de 17,4% nas vendas em relação a setembro, mas ainda mantêm avanço no comparativo anual, com alta de 13,1%, totalizando 4.968 unidades comercializadas no mês.

Desempenho por categoria

Arcelio Junior, presidente da Fenabrave, pondera que “Apesar da retração em outubro ante setembro, o segmento está positivo, totalizando 7.107 unidades comercializadas no acumulado dos dez primeiros meses do ano, avanço de 18,8% em relação a igual período de 2024”.

As vendas de colheitadeiras recuaram 15,7% em outubro no comparativo mensal e 9,5% em relação ao mesmo mês de 2024.

“A despeito da queda em outubro, tanto em relação a setembro quanto a igual mês de 2024, a categoria segue positiva no ano. No acumulado dos dez primeiros meses do ano foram vendidas 2.640 unidades, incremento de 10,4% ante o mesmo intervalo de 2024″, diz o presidente.

A Fenabrave informa que, como as máquinas não têm emplacamento, a entidade divulga os resultados sempre com um mês de defasagem devido ao trabalho de coleta de dados junto aos fornecedores.