
O Broto, plataforma digital do Banco do Brasil voltada ao agronegócio, completa cinco anos no dia 1º de julho com resultados sólidos e novos rumos traçados. Desde a sua criação em 2020, a iniciativa já movimentou mais de R$ 9,3 bilhões em negócios por meio do marketplace e alcançou a marca de 320 mil produtores cadastrados em todo o país.
Além disso, a data coincide com o lançamento do Plano Safra 2025/26, que destinará R$ 516,2 bilhões para médios e grandes produtores e R$ 89 bilhões à agricultura familiar. Os recursos contemplam linhas de crédito para custeio, investimento e comercialização, além de incentivos à produção sustentável e modernização do campo. O Banco do Brasil, principal agente financeiro do plano, destinará R$ 230 bilhões desse total. “É uma demonstração clara do compromisso com a produtividade, a inovação e a sustentabilidade no campo”, comenta José Evaldo Gonçalo, presidente do Broto.
Criado com o propósito de conectar o produtor rural a um ecossistema completo de soluções, o Broto evoluiu de um canal de vendas de máquinas agrícolas para uma plataforma robusta, que integra produtos, serviços, conhecimento e tecnologia voltados para impulsionar a produtividade e a gestão no campo. “Chegar aos cinco anos com essa base consolidada reforça nossa missão de apoiar o produtor em todas as etapas, oferecendo serviços, produtos selecionados, soluções integradas e inteligência para tomada de decisão”, comemora Gonçalo.
Uma das inovações recentes da plataforma é o Clube Broto, lançado durante a última edição da Agrishow. A iniciativa reúne cerca de 40 empresas parceiras e oferece aos produtores um portfólio diversificado de soluções para todas as fases da produção. São ferramentas tecnológicas, muitas das quais podem ser testadas gratuitamente, consultorias diversas, descontos exclusivos, benefícios especiais e recompensas.
Além disso, o Broto se consolida como canal estratégico de conteúdo por meio do Broto Notícias, que disponibiliza diariamente reportagens, artigos e análises sobre temas como tecnologia, crédito, gestão de riscos, sustentabilidade e tendências do setor. O objetivo é ampliar o acesso à informação confiável e contribuir para o desenvolvimento do agro brasileiro.
Para além da celebração do aniversário, o Broto reforça seu compromisso em ser um parceiro estratégico do produtor rural, oferecendo dados e inteligência que contribuem para o planejamento e a tomada de decisão no campo. Exemplo disso é a pesquisa inédita divulgada recentemente pela plataforma, que revela as prioridades e desafios do setor para os próximos meses.
O levantamento mostra que, mesmo diante de margens mais estreitas e entraves como o acesso ao crédito, citado como principal dificuldade por mais de 60% dos entrevistados, o agro segue confiante. Mais de 51% dos produtores pretendem investir em insumos como fertilizantes, defensivos e sementes, enquanto a modernização do parque de máquinas e a adoção de novas tecnologias também figuram entre as principais metas.
Outro dado relevante é que, na escolha dos fornecedores, fatores como qualidade, suporte técnico e condições de financiamento superam o preço como critério decisivo. A pesquisa ainda aponta um movimento crescente de busca por informações em fontes confiáveis e canais digitais, como o próprio Broto, além da valorização do networking e do compartilhamento de experiências entre produtores.
“Mais do que uma vitrine de produtos e serviços, o Broto se consolida como um ambiente completo de conexão, aprendizado e apoio ao produtor em todas as etapas da sua jornada”, destaca Francisco Martinez (Chicão), diretor-executivo do Broto.
Com mais de 10 milhões de acessos registrados desde a sua criação, o Broto passa por uma revisão do plano de negócios e projeta expansão contínua, alinhado ao propósito de promover a digitalização do agro, fortalecer o acesso a crédito e informações e impulsionar o desenvolvimento sustentável do campo brasileiro.
Sobre o Broto
Broto é a empresa Banco do Brasil e da BB Seguros que conecta, no ambiente digital, produtores rurais a soluções que impulsionam seus negócios. Atualmente, conduz três linhas de negócio: o Marketplace Broto, integrado às linhas de crédito do BB e que conta com 19 categorias de produtos e serviços para agricultores e pecuaristas; o Clube Broto, um clube de assinaturas que conecta o produtor a soluções tecnológicas criteriosamente selecionadas para todas as etapas da cadeia produtiva, com descontos e benefícios exclusivos; e o Barter Broto, que digitaliza, simplifica e agiliza o processo de barter, possibilitando aos produtores comprar insumos e pagar com a produção futura de grãos, enquanto as revendas vendem a prazo e recebem à vista, sem riscos. O Broto oferece, ainda, meios on-line para solicitar crédito e contratar seguros e consórcios, além de cursos gratuitos e um portal de notícias.