Imprensa

Broto semeia inovação para potencializar o agronegócio e a agricultura familiar 

Plataforma de agro disponibiliza múltiplas soluções para apoiar o desenvolvimento do setor

Criada em 2020, a plataforma Broto, do Banco do Brasil e da BB Seguros, foi desenvolvida para conectar produtores a fornecedores de produtos, serviços e tecnologia, facilitando o acesso ao crédito e soluções financeiras, promovendo educação, sustentabilidade, eficiência e inovação em todas as etapas da cadeia produtiva do agronegócio e da agricultura familiar. 

Uma das principais soluções do Broto é o marketplace para compra e venda de produtos e serviços do agro. Hoje, a plataforma conta com quase mil vendedores cujos anúncios estão expostos em 20 categorias. Já recebeu mais de 8,7 milhões de visitas e gerou mais de R$ 9 bilhões em negócios. Como diferencial, conta as soluções financeiras de crédito, seguros e consórcios do conglomerado Banco do Brasil integradas às jornadas de produtos e serviços do marketplace. 

Com a visão de ser o principal ecossistema digital de agro do país, o Broto também trabalha para oferecer uma plataforma de comercialização integrada com soluções de parceiros para precificação e barter entre produtores, traders, cooperativas e fabricantes. Em outras palavras, a empresa está digitalizando a tradicional jornada de barter, tornando-a mais ágil, segura e com condições diferenciadas aos produtores rurais. Essa solução está em piloto com grandes redes de revendas e deverá chegar ao mercado ainda neste ano. 

O Broto também atua com soluções parcerias no formato plug & play, aproveitando a expertise de agtechs e outras empresas para ofertar soluções que potencializem a produtividade e promovam a digitalização do agro. É o caso de duas novas iniciativas que também serão lançadas em 2025: um clube de benefícios que facilitará o acesso, sobretudo para pequenos e médios produtores, ao que há de mais moderno, eficiente e sustentável em termos de produtos, serviços e tecnologias para o agro; e uma plataforma que promoverá a inclusão digital de produtores familiares, visando ao aumento de renda e desenvolvimento econômico das comunidades rurais em que estão inseridos. 

Em todas essas frentes de atuação, o Broto tem como premissas a inteligência de dados, por meio da coleta, análise e segmentação para entendimento das necessidades de produtores rurais e parceiros, visando ao aperfeiçoamento constante das atuais e desenvolvimento de novas soluções. A experiência do usuário também está no centro da estratégia, a fim de proporcionar jornadas simples e intuitivas, assim como a pauta ASG, por meio da oferta de conhecimento e soluções que fomentem o uso consciente de recursos, promovendo, assim, o desenvolvimento sustentável do agronegócio e da agricultura familiar.  

“Como um ecossistema, nossa missão é apoiar o desenvolvimento de todo o setor. Para isso, dialogamos com todos os elos da cadeia produtiva. Ao mesmo tempo em que apoiamos a inclusão digital dos produtores, atacando desde os desafios da conectividade até a adoção de tecnologias, geramos oportunidades de negócio para as empresas parceiras e ampliamos o alcance de informações de valor aos públicos de interesse. Tudo se conecta, e nós somos esse elo para a construção de um agro tecnológico, eficiente e altamente sustentável”, destaca José Evaldo Gonçalo, CEO do Broto. 

O Broto está alinhado à estratégia digital do Banco do Brasil. A startup do BB trabalha para servir mercados e clientes existentes, mas também para entrar em mercados adjacentes e criar mercados, atingindo novas necessidades dos clientes. Nesse sentido, vale ressaltar que as soluções do ecossistema são voltadas também para produtores rurais que não são clientes BB. Inclusive, 48% das pessoas cadastradas no Broto não são correntistas do Banco.  

Desde sua criação, o Broto busca diminuir os desafios dos produtores rurais no acesso à tecnologia e inovação. Segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), 49% dos produtores rurais que atuam no Brasil não adotam tecnologias no campo por desconhecimento das soluções disponíveis. 

Amparado pela evolução das iniciativas em operação e pelo potencial das novas soluções, o Broto projeta um crescimento robusto para este e os próximos anos. 

Porta-vozes da plataforma Broto

José Evaldo Gonçalo (CEO do Broto S.A.) 

Tem vasta experiência na gestão pública: foi Secretário Executivo do Ministério da Pesca e Aquicultura e exerceu diversos outros cargos de direção. Autor de livros como “Modelo de Gestão para Automação de Centros Integrados de Mobilidade” e “Reforma Agrária como Política Social Redistributiva”. É Doutor em Ciências (Automação e Engenharia Elétrica) pela Escola Politécnica da USP, Mestre em Política Social pela UnB, Especialista em Política Pública e Governo pela UFRJ e Engenheiro Agrônomo pela UFV.  

Francisco Roder Martinez (diretor-executivo do Broto S.A.) 

Executivo de carreira do Banco do Brasil, vem atuando desde a criação da Plataforma Broto até a constituição da empresa Broto S/A e nomeação como diretor-executivo (estatutário). Anteriormente, atuou em diversas posições de liderança em projetos estratégicos nas áreas de Cash Management, Real Estate, Atacado, Varejo e Governo no Banco do Brasil. É formado em Economia, com MBA em Negócios pela FIPECAFI/USP, MBA Investimentos Financeiros e Private Banking – IBMEC, Especialização em Digital Marketing pela ESPM e Leadership pelo ISE Business School. 

Marco Santos (superintendente-executivo de Operações e Tecnologia do Broto S.A.) 

É um dos fundadores do Broto S.A. e funcionário de carreira do Banco do Brasil, onde atuou nas áreas de negócios de atacado e em projetos de CRM, no desenvolvimento de produtos e de canais digitais. Em 2022, foi designado para o Broto, com o objetivo de desenvolver novos modelos de negócios com foco na digitalização do Agro. É formado em Engenharia Química e Administração, com especialização em Administração Bancária, Gestão de Projetos, além da formação de altos executivos e negócios pela ISE Business School.  

Alexsandro de Sousa Claudino (superintendente-executivo das áreas Comercial, Marketing e Sucesso do Cliente do Broto S.A.) 

Executivo com mais de 20 anos de experiência em Vendas, Marketing e Transformação Digital, sendo 15 anos dedicados à estruturação de plataformas digitais e marketplaces. Contribuiu diretamente para a evolução da digitalização do mercado automotivo brasileiro e para o desenvolvimento de ecossistemas digitais, tendo realizado palestras e workshops por todo o território nacional. Ao longo de sua carreira, passou por empresas de grande porte, como Webmotors (Grupo Santander), Banco BV e Kimberly-Clark, acumulando uma sólida experiência em liderança de Vendas e Marketing. Durante seus 12 anos na Webmotors, atuou em diversos segmentos, na criação e lançamento de novos produtos, e na construção do ecossistema digital automotivo. Formado em Administração e com MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela Fundação Getulio Vargas (FGV).