O Broto, plataforma de agro do Banco do Brasil, identificou um aumento na busca de informações sobre seguros rurais no primeiro quadrimestre de 2025. A quantidade de produtores que acessaram a área de seguros no site cresceu 76% em relação ao mesmo período de 2024; o volume de visitas registrou alta de 60%.
O destaque vai para o interesse em dois tipos de proteção: o seguro agrícola, que cobre perdas na produção causadas por eventos climáticos ou variações de preço, e o seguro de patrimônio, que protege bens essenciais à atividade rural, como máquinas, implementos, veículos e estruturas da propriedade.
“Em um cenário marcado por mudanças climáticas, ocorrência de pragas e doenças e a constante necessidade de produzir com mais eficiência e sustentabilidade, esses dados indicam uma tendência de que o produtor passa a enxergar o digital como fonte confiável de informações sobre seguros”, comenta José Evaldo Gonçalo, presidente do Broto.
Na plataforma, o produtor pode simular a contratação das proteções da BB Seguros de forma totalmente on-line, com agilidade e clareza sobre as coberturas. Além dos seguros agrícolas e de patrimônio, o produtor tem acesso no Broto a seguro de vida, plano odontológico, serviços de telemedicina e seguro residencial.
Sobre o Broto
Broto é a empresa Banco do Brasil e da BB Seguros que conecta, no ambiente digital, produtores rurais a soluções que impulsionam seus negócios. Atualmente, conduz três linhas de negócio: o Marketplace Broto, integrado às linhas de crédito do BB e que conta com 19 categorias de produtos e serviços para agricultores e pecuaristas; o Clube Broto, um clube de assinaturas que conecta o produtor a soluções tecnológicas criteriosamente selecionadas para todas as etapas da cadeia produtiva, com descontos e benefícios exclusivos; e o Barter Broto, que digitaliza, simplifica e agiliza o processo de barter, possibilitando aos produtores comprar insumos e pagar com a produção futura de grãos, enquanto as revendas vendem a prazo e recebem à vista, sem riscos. O Broto oferece, ainda, meios on-line para solicitar crédito e contratar seguros e consórcios, além de cursos gratuitos e um portal de notícias.