O Broto, ecossistema digital do Banco do Brasil e principal plataforma online do agronegócio brasileiro, está acelerando a transformação digital do setor com o apoio da tecnologia da Adobe. A parceria entre as empresas fortalece um modelo inovador que une escala, segurança e experiência digital para o produtor rural.
Com mais de 320 mil produtores cadastrados, 450 mil acessos mensais e um GMV (Gross Merchandise Value, ou seja, volume bruto em mercadorias) que ultrapassa R$ 9,3 bilhões, o Broto mostra que o agronegócio brasileiro está cada vez mais conectado. Segundo pesquisa interna da empresa, 43,45% dos produtores já usam marketplaces na jornada de compra para buscar informações de produtos e serviços, dado que reforça a adesão do campo à transformação digital.
A parceria reflete uma tendência global: o uso de plataformas digitais para conectar produtores, fornecedores e instituições financeiras em um ecossistema inteligente e integrado. A Adobe atua como parceira estratégica do Broto, oferecendo uma base tecnológica robusta que permite escalar a operação com segurança, personalização e performance.
A plataforma reúne 19 categorias e mais de mil anunciantes, desde grandes fabricantes como John Deere até agtechs em ascensão. Além disso, permite que o produtor conclua a compra com crédito direto do Banco do Brasil, o maior financiador do agro no país, com uma carteira superior a R$ 400 bilhões.
“O produtor rural entende que tempo é produtividade. E nós facilitamos esse acesso, entregando crédito, produtos, serviços e conteúdo em um só lugar, com confiança e tecnologia”, afirma Francisco Roder Martinez, o Chicão, diretor-executivo do Broto. “A parceria com a Adobe permite escalar essa experiência com estabilidade e segurança.”
A robustez da tecnologia da Adobe se tornou peça-chave para o avanço da plataforma. Em cinco anos de operação, não houve nenhum incidente de cibersegurança, mesmo com picos de tráfego em períodos de lançamento de Plano Safra — um diferencial que garante confiança e continuidade para os negócios. Além disso, a infraestrutura da Adobe permite que o Broto aumente sua eficiência operacional e otimize a geração de leads.
“O agronegócio é um dos principais setores da economia brasileira e exige soluções confiáveis, rápidas e seguras. A Adobe oferece uma base tecnológica que sustenta plataformas complexas como o Broto e viabiliza sua expansão contínua no campo”, afirma Jaime, Head de FSI da Adobe para a América Latina. “É uma aliança que ajuda o agro a avançar com a força da tecnologia.”
Com a ferramenta da Adobe, o Broto já impactou mais de 9 milhões de pessoas e segue crescendo, com mais da metade dos usuários fora da base de correntistas do BB. Para Chicão, esse alcance reforça a missão da plataforma: “O Broto é a prova de que, com a tecnologia certa, instituições financeiras podem liderar a inovação no campo, oferecendo não apenas crédito, mas também conhecimento, eficiência e novas oportunidades para o produtor rural brasileiro”.
Sobre o Broto
Broto é a empresa Banco do Brasil e da BB Seguros que conecta, no ambiente digital, produtores rurais a soluções que impulsionam seus negócios. Atualmente, conduz três linhas de negócio: o Marketplace Broto, integrado às linhas de crédito do BB e que conta com 19 categorias de produtos e serviços para agricultores e pecuaristas; o Clube Broto, um clube de assinaturas que conecta o produtor a soluções tecnológicas criteriosamente selecionadas para todas as etapas da cadeia produtiva, com descontos e benefícios exclusivos; e o Barter Broto, que digitaliza, simplifica e agiliza o processo de barter, possibilitando aos produtores comprar insumos e pagar com a produção futura de grãos, enquanto as revendas vendem a prazo e recebem à vista, sem riscos. O Broto oferece, ainda, meios on-line para solicitar crédito e contratar seguros e consórcios, além de cursos gratuitos e um portal de notícias.