ASG

Protagonismo feminino que brota no campo 

Mulheres representam 53% da audiência da plataforma Broto, do BB

Leitura: 4 Minutos
agricultura com chapéu e camisa xadrez olhando para o horizonte em uma plantação

No último Censo Agropecuário do IBGE, realizado entre 2017 e 2018, as mulheres representavam apenas 19% dos produtores rurais brasileiros. De lá para cá, a presença feminina no campo vem crescendo, impulsionada por movimentos como o Congresso Nacional das Mulheres no Agronegócio e a criação da linha de crédito Pronaf Mulher, disponibilizada pelo Banco do Brasil. Um dado que corrobora esse cenário é o fato de que, hoje, elas correspondem a 53% da audiência do Broto, plataforma de agro do BB. 

Uma dessas mulheres é Brenda Suelen da Silva, jovem produtora rural do sul de Minas Gerais. Desde os seis anos, ela desenvolveu o amor pela cafeicultura, ajudando seu avô na fazenda durante as férias escolares. Hoje, Brenda lidera a gestão do Sítio Beija-Flor, uma operação de 12 hectares, mantendo vivo o legado familiar e modernizando a produção de café. 

Chegar a essa posição não foi simples. Brenda enfrentou preconceitos dentro e fora de casa, superando resistências à modernização do negócio. Determinada, convenceu seus pais a investir em inovações e buscou capacitação formal. Atualmente cursando engenharia agronômica na Universidade de Franca (SP) e pesquisadora do CNPq, Brenda utiliza o Broto como um aliado estratégico em sua rotina. 

“Com o Broto, faço cotações de maquinários, estudo opções de seguro agrícola, analiso dados e tendências do mercado e acompanho tecnologias voltadas para a cafeicultura. A plataforma é muito prática e completa – não só me auxilia na tomada de decisões, como também me mantém atualizada sobre as melhores soluções para a agricultura familiar”, explica. 

Capacitação e protagonismo no campo 

O Broto tem como missão apoiar produtores rurais na gestão de seus negócios, promovendo conexões e oferecendo ferramentas para que cada usuário maximize o potencial de suas operações. “O aumento da presença das mulheres no agro, tanto no campo quanto nas empresas, é fundamental para o desenvolvimento do setor. Ficamos muito felizes em conhecer histórias como a da Brenda, que materializam o nosso papel de democratizar o acesso ao que há de melhor no agro e, assim, fomentar o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar”, relata José Evaldo Gonçalo, CEO da empresa. 

A plataforma digital conecta produtores de todos os portes, regiões e culturas a produtos, serviços, tecnologias e soluções financeiras, além de disponibilizar conteúdos e capacitações produzidas por especialistas. Ao congregar diversas soluções em um ambiente on-line, seguro e de navegação descomplicada, a plataforma democratiza e facilita o acesso ao que há de mais moderno, eficiente e sustentável para produtores, a exemplo da Brenda, tornarem seus negócios mais produtivos e rentáveis. 

Para a jovem agricultora do sul de Minas, o Broto foi essencial: “A mulher tem uma visão 360º. Com o apoio das ferramentas certas, conseguimos mostrar que somos tão capazes quanto qualquer um de administrar propriedades, inovar no campo e conquistar novos espaços.” 

Brenda é um exemplo de como as mulheres estão transformando o agronegócio, rompendo barreiras e mostrando que o protagonismo no campo não tem gênero; tem determinação, conhecimento e ferramentas certas para prosperar. 

Sobre o Broto 

Broto é a empresa Banco do Brasil e da BB Seguros que conecta, no ambiente digital, produtores rurais a soluções que impulsionam seus negócios. Atualmente, conduz três linhas de negócio: o Marketplace Broto, integrado às linhas de crédito do BB e que conta com 19 categorias de produtos e serviços para agricultores e pecuaristas; o Clube Broto, um clube de assinaturas que conecta o produtor a soluções  tecnológicas criteriosamente selecionadas para todas as etapas da cadeia produtiva, com descontos e benefícios exclusivos; e o Barter Broto, que digitaliza, simplifica e agiliza o processo de barter, possibilitando aos produtores comprar insumos e pagar com a produção futura de grãos, enquanto as revendas vendem a prazo e recebem à vista, sem riscos. O Broto oferece, ainda, meios on-line para solicitar crédito e contratar seguros e consórcios, além de cursos gratuitos e um portal de notícias.