
A Cesta Abimapi, monitorada pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi), revelou ontem (26), o faturamento de R$ 19 bilhões nos primeiros 4 meses de 2025, crescimento de 2,7% em relação ao mesmo período de 2024, de acordo com dados da NielsenIQ.
O relatório mostrou que o maior avanço percentual foi na categoria de bolos industrializados, que faturaram R$ 900 milhões no período, avanço de 12,5% em relação ao mesmo recorte do ano anterior. O volume aumentou 8,8%, para 21 milhões de toneladas.
O segmento de pães industrializados aparece em segundo lugar no relatório de resultados da Cesta Abimapi, com avanço de 5,9%, para o total de R$ 5,4 bilhões. O volume de vendas avançou 3,5%, para 266,6 milhões de toneladas.
Já a categoria de biscoitos industrializados avançaram 0,9%, com o total de R$ 10,8 bi, contudo, ocorreu uma retração de 3,6% em volume comercializado em relação ao ano passado. As massas alimentícias estabilizaram em valor na comparação anual, contudo, o montante vendido registrou queda de 0,7%.
“A performance positiva de categorias como bolos e pães industrializados da Cesta Abimapi reforça uma tendência de conveniência no consumo cotidiano, enquanto a estabilidade de massas e o recuo leve de biscoitos indicam um mercado mais maduro e sensível a preço. O cenário do primeiro quadrimestre de 2025 revela um consumidor mais atento, que equilibra praticidade, qualidade e custo-benefício na hora da compra”, explica Claudio Czarnobai, Chefe de Pequenas e Médias Empresas para a América Latina na NielsenIQ.
“Os números mostram um setor em movimento, com categorias em diferentes estágios de maturação e comportamento de mercado. Enquanto algumas mantêm estabilidade ou registram leve retração em volume, conseguimos crescer em valor agregado — reflexo direto do esforço da indústria em investir em portfólio, diferenciação e gestão eficiente. Esse cenário reforça a importância de acompanhar os ciclos de cada categoria e manter estratégias específicas para garantir competitividade e relevância”, diz Claudio Zanão, Presidente Executivo da Abimapi.