O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), está realizando ações para impulsionar a agricultura familiar com investimentos estratégicos em logística, capacitação e infraestrutura. Uma das principais ações é a entrega de caminhões para alguns municípios do estado.
Os veículos, concedidos às cidades que integram o Programa de Aquisição de Alimentos do Estado de Goiás (PAA Goiás), estão beneficiando centenas de pequenos produtores. A iniciativa promove o escoamento com mais agilidade e qualidade, além de gerar autonomia para as famílias do campo.
Os caminhões entregues em dezembro de 2024 já estão em operação nos municípios de Portelândia, Santa Rita do Araguaia, Petrolina, Orizona, Acreúna, Planaltina de Goiás, Mineiros, Formosa, Jaraguá e Itaberaí.
“Com a nova estrutura, pequenos produtores têm mais condições de escoar suas produções com segurança e qualidade. As entregas realizadas já estão gerando frutos, como esperado pela equipe”, afirma a gerente de Agricultura Familiar e Inclusão Produtiva, Cristhian Lorraine.
Melhoria nas entregas
Um exemplo vem de Orizona, onde agricultores agora realizam entregas de hortaliças diretamente às escolas da região, promovendo a segurança alimentar de crianças e adolescentes.
“Antes da chegada do novo veículo, esse trabalho era feito com oito carros pequenos ou caminhonetes dos agricultores familiares, o que dificultava a entrega dos produtos, até mesmo tendo que fazer várias viagens para realizar todas as entregas”, destacou a membro da diretoria da Associação Estadual Agroecológica de Goiás (Aesago).
Segundo ela, cerca de 50 agricultores familiares participam da distribuição de alimentos como cenoura, couve, mandioca e abóbora. A ação contribui para a geração de renda, redução de desperdícios e melhoria da qualidade dos alimentos entregues.
Ações para fortalecer o campo
Além do PAA Goiás, a Seapa coordena outros programas que impulsionam a produção no campo:
- Mecaniza Campo: fornece maquinário e promove melhorias em estradas vicinais e recuperação de áreas degradadas;
- Crédito Social: oferece capacitações em áreas como apicultura, piscicultura e derivados lácteos, com incentivo financeiro após a conclusão dos cursos;
- Regularização Fundiária: entrega títulos definitivos de terra, garantindo segurança jurídica para pequenos e médios produtores.