Segurança pública

Governo de São Paulo anuncia ações para reforçar a segurança no campo 

Programa amplia atuação policial em áreas rurais e fortalece combate à criminalidade no campo

A imagem representa o programa paulista que atua em áreas rurais e no combate à criminalidade no campo, promovendo maior segurança rural
Foto: Governo de São Paulo/Reprodução

O Governo de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (28) novas ações para reforçar a segurança pública no meio rural, na Agrishow 2025, em Ribeirão Preto (SP). As medidas visam ampliar a atuação das forças policiais e fortalecer o combate a crimes em propriedades agrícolas.

Entre as iniciativas está a expansão do Grupo de Investigação em Área Rural (Giar), da Polícia Civil, que passará a operar em todo o estado. A ação será conduzida de forma integrada pelas secretarias estaduais de Segurança Pública (SSP) e Agricultura e Abastecimento (SAA).

Ações estratégicas de segurança rural

A proposta também prevê a criação de sedes de batalhões policiais em cidades que já possuem unidades do Departamento de Polícia Judiciária do Interior (Deinter). O objetivo é garantir mais presença policial e agilidade nas investigações.

Criado em 2021, o Giar atua na prevenção e repressão de crimes como furto de gado, roubo de tratores, abate clandestino e invasões a propriedades.  

“A partir da experiência bem-sucedida do grupo especializado em Botucatu, vimos a necessidade de expandir o Giar para as demais regiões do estado para combater os crimes que assolam o campo e tiram a tranquilidade do produtor rural. Essa equipe será um ponto focal dentro de cada região para conversar com o setor produtivo, aumentando a segurança no campo”, disse o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite.

A medida entrou em vigor ontem (28), com a publicação da portaria no Diário Oficial do Estado (DOE).

Além disso, uma outra ação anunciada foi a cessão de imóveis da Secretaria de Agricultura, em Jundiaí, para a instalação da 2ª Companhia do 11º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPMI). A medida busca atender à demanda local por segurança rural e facilitar o deslocamento das equipes.