
A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) do Piauí iniciou ontem (5), em Teresina, a Oficina de Alinhamento Conceitual e Metodológico em Cooperativismo, que segue até amanhã (7). A ação faz parte do Programa de Fortalecimento das Cooperativas do Piauí (Redecoopi) e reúne presidentes e assessores de 13 cooperativas do estado.
O objetivo é fortalecer a atuação das cooperativas no desenvolvimento social, econômico e ambiental, por meio da organização coletiva e troca de experiências.
Cooperativismo como resposta aos desafios no campo
No evento, a secretária da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, destacou que as oficinas visam consolidar o cooperativismo como estratégia para o desenvolvimento sustentável.
“A partir dessas oficinas, fortalecemos a estratégia de fazer das cooperativas uma ferramenta de desenvolvimento local sustentável, tanto social quanto ambientalmente”, afirmou.
O assessor jurídico da Unicopas, Daniel Rech, também ressaltou o papel das cooperativas diante dos desafios enfrentados no campo, como a seca e a pressão do capital privado sobre pequenos produtores:
“A grande vantagem do cooperativismo é atuar de forma coletiva, com várias pessoas buscando soluções conjuntas. Essa mobilização depende do apoio do Estado e da sociedade para implementar estratégias eficazes”, disse Rech.
Entre as cooperativas presentes está a Cooperativa Mista de Apicultores do Piauí (Comapi), referência no setor da apicultura e exemplo de coletivo bem-sucedido no semiárido.