
A Associação Rede ILPF e o governo do Paraná, assinaram, nesta sexta-feira (9), um acordo, com duração inicial de três anos, para o estímulo à expansão do Sistema de Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) no estado.
De acordo com nota publicada conjuntamente pelas entidades, a iniciativa atende a uma demanda estratégica do Paraná diante da elevada degradação de pastagens, especialmente na região Noroeste do estado, onde a pecuária de corte é predominante.
Nesse contexto, o Sistema ILPF desponta como alternativa eficaz para reverter a baixa produtividade, restaurar o solo e promover uma agropecuária mais sustentável e resiliente às mudanças climáticas.
Batizado de “Integra PR”, o projeto terá uma agenda de atividades de difusão de conhecimento e de transferência de tecnologia, entre técnicos, produtores e instituições parceiras, por meio de dias de campo, palestras, treinamentos, encontros técnicos e mentorias, pautados nas oportunidades socioeconômicas e ambientais da adoção do Sistema ILPF.
O acordo prevê também a articulação junto a instituições financeiras e parceiros estratégicos, com o intuito de viabilizar o acesso a linhas de financiamento, com condições mais atrativas de crédito e alinhadas a práticas sustentáveis, para o produtor rural que implantar o Sistema ILPF, assim como irá fomentar o acesso a mercados diferenciados, como, por exemplo, de carne de baixo carbono.
A ILPF é uma estratégia de produção que combina diferentes sistemas produtivos: agrícolas, pecuários e florestais em uma mesma área, seja em consórcio, sucessão ou em rotação de culturas, gerando benefícios para todas as atividades.