Pecuária

Associação dos Criadores de Mato Grosso orienta pecuaristas sobre estratégias para enfrentar período de seca

Principais alertas vão para a possibilidade de falta de água, necessidade de manter a boa alimentação animal e ajustar o manejo das pastagens

Acrimat alerta sobre possibilidade de falta de água, necessidade de manter a boa alimentação animal e ajustar o manejo das pastagens
Foto: Wenderson Araujo/CNA

Com a aproximação do período de estiagem, a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) está orientando os pecuaristas sobre a importância do planejamento para reduzir os impactos do período de seca nas fazendas.

A entidade destaca que medidas antecipadas são essenciais para manter a produtividade e garantir o bem-estar dos animais durante os meses mais críticos do ano, quando o abastecimento de água pode ser comprometido pela baixa dos níveis de rios e represas.

A Acrimat recomenda a revisão das estruturas de bebedouros, caixas d’água e a instalação de sistemas alternativos de captação. A qualidade da água também deve ser monitorada, já que sua escassez ou contaminação pode afetar a saúde do rebanho.

Foco na alimentação do gado e manejo das pastagens

Outros pontos de atenção neste período de seca, alerta a Acrimet, vão para a alimentação do gado e o manejo das pastagens. A associação orienta os produtores a formarem reservas estratégicas de volumosos, como silagem e feno, além de ajustar a dieta dos animais com suplementação proteica e mineral.

Segundo o presidente da Acrimat, Oswaldo Ribeiro Jr., esse preparo evita perdas de peso e melhora o desempenho dos animais.

O manejo das pastagens também deve ser ajustado, com a adoção de práticas como rotação de piquetes e redução da taxa de lotação. O zootecnista Welton Cabral sugere substituir animais prontos para o abate por bezerros para aliviar a pressão sobre os pastos.

Além disso, a Acrimat alerta para o risco de incêndios durante a seca. A recomendação é criar aceiros, treinar equipes e revisar equipamentos, além de incentivar a cooperação entre propriedades vizinhas para agir rapidamente em caso de fogo.