
A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) promoveu a semana “Dia B contra a Brucelose e Tuberculose”. A campanha de imunização segue disponível até o dia 31 de dezembro.
A iniciativa ocorre em diversos municípios do Pará e tem como objetivo reforçar a importância da vacinação obrigatória de bezerras bovinas e bubalinas com idades entre três e oito meses. A imunização é uma das principais estratégias de combate à brucelose, doença que também pode afetar seres humanos.
Durante a segunda etapa da campanha, devem ser vacinadas as fêmeas que ainda não receberam a dose no primeiro semestre. A vacinação deve ser realizada por profissionais habilitados pela Adepará.
Entre as principais ações do “Dia B” estiveram palestras voltadas a estudantes de Medicina Veterinária e atividades educativas, como a “agulha oficial” – aplicação dos imunizantes em fazendas com pequenos rebanhos. Em Juruti (PA), foram vacinados 30 bubalinos e 48 bezerras.
Doenças e prevenção
A brucelose é uma zoonose grave e sem cura, que pode afetar diferentes espécies de mamíferos, incluindo humanos. A transmissão ocorre pelo contato com secreções contaminadas ou pelo consumo de carne, leite e derivados infectados.
A tuberculose também é uma doença infecciosa que atinge animais domésticos, silvestres e humanos, sendo transmitida por fluidos corporais e produtos de origem animal contaminados.
A prevenção da brucelose é feita por meio da vacinação de bovinas e bubalinas entre três e oito meses de idade, com dose única. Já a prevenção da tuberculose ocorre por meio da testagem dos animais, realizada por médicos-veterinários habilitados pela Adepará.
Serviço
A vacinação estará disponível até o dia 31 de dezembro. Os produtores devem procurar um médico-veterinário habilitado ou o escritório local da Adepará mais próximo para realizar a imunização das bezerras que ainda não foram vacinadas neste ano.