O Governo do Amapá iniciou nesta segunda-feira (14) o período de inscrições para criadores interessados em expor ou comercializar animais na 54ª Expofeira.
O cadastramento é feito pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), das 8h às 18h, na sala da subcomissão de Assistência Técnica da SDR, localizada na área administrativa da Expofeira, dentro do parque. Os criadores podem inscrever os animais até o dia 28 de agosto.
A inscrição é obrigatória para todos os que desejam apresentar bovinos, bubalinos, equinos, muares, suínos, caprinos e ovinos. No ato do cadastro, é necessário apresentar documentos pessoais tanto do proprietário quanto do cuidador responsável pelo rebanho.
“Estamos seguindo um cronograma e sabemos que os espaços para animais são muito concorridos, por isso, solicitamos aos criadores que possam se antecipar e realizar logo o cadastro para podermos organizar melhor o ambiente dos animais”, destacou o veterinário da SDR, Carlos Napoleão.
Segundo a secretaria, com o novo status sanitário do estado — Livre de Febre Aftosa sem Vacinação —, novas exigências foram implementadas. Agora, todos os animais devem apresentar documentação sanitária aprovada pela Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Diagro), incluindo exames e comprovantes de vacinação.
A 54ª Expofeira acontece de 30 de agosto a 7 de setembro, no Parque de Exposições da Fazendinha, Zona Sul de Macapá. Em 2024, a feira movimentou mais de R$ 830 mil com a comercialização de mais de 600 animais e a realização do tradicional leilão multiraças.