A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) realizou, na última segunda-feira (25), a entrega de pintos de galinha da raça canela-preta para produtores do Assentamento 8 de Março, na zona rural de Teresina, capital do Piauí. Ao todo, 11 famílias vão receber 550 animais.
Os beneficiários fazem parte do programa Fomento Rural, criado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). O projeto tem como foco incentivar a avicultura a partir da criação da galinha canela-preta, raça original do Piauí, o que faz dela adaptada às condições climáticas da região.
De acordo com o governo do Estado, o investimento é de R$ 4,6 mil por família assistida, recurso destinado para a aquisição das galinhas e construção da infraestrutura necessária para a criação, de acordo com orientações da SAF e de pesquisadores da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), que atendem os agricultores.
“Estamos acompanhando todo o processo, desde a aquisição e a alimentação dos animais até o acompanhamento técnico. Também orientamos sobre o uso de fitoterápicos, como pimenta-do-reino, açafrão e alho, práticas ligadas à agroecologia que reduzem os riscos de doenças. Esse trabalho contribui não só para a renda das famílias, mas também para a segurança alimentar e para criar um ambiente melhor para a educação de seus filhos”, disse a assessora técnica da SAF, Abigail Carvalho.