O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) renovou, através da Portaria nº 845, de 3 de outubro de 2025, o estado de emergência zoossanitária para a gripe aviária em todo território nacional, inclusive no Tocantins.
A medida, válida por mais 180 dias, mantém em alerta os órgãos de defesa agropecuária. A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) reforça as orientações de biosseguridade aos produtores rurais.
Apesar da prorrogação, o Mapa também flexibilizou algumas restrições. Passam a estar novamente autorizadas as exposições, feiras, torneios e demais eventos com aglomeração de aves, além da criação ao ar livre com acesso a piquetes.
Entre as medidas recomendadas, estão a limpeza e desinfecção diárias de bebedouros e comedouros, o uso de boas práticas de manejo, a proteção dos alimentos e utensílios contra o contato com aves silvestres e a manutenção dos animais em galinheiros telados.
De acordo com a responsável técnica pelo Programa Estadual de Sanidade Avícola da Adapec, Mariana Teles, o Tocantins segue livre da gripe aviária, mas continua com monitoramento ativo, principalmente nas regiões de pouso de aves silvestres migratórias.
A Influenza Aviária H5N1 é uma doença altamente contagiosa que afeta aves e pode ser transmitida aos seres humanos. Em caso de sinais clínicos nas aves, o produtor deve entrar em contato imediatamente com a Adapec pelo Disque Defesa 0800 000 4733 ou no escritório local do órgão.