Os dados da declaração do gado de Alagoas devem ser enviados pelo produtor até dia 30 de novembro.
Fotos: Wenderson Araujo

Começou o período de atualização cadastral do rebanho de Alagoas. A campanha organizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagri) e pela Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), foi anunciada durante a Expoagro, no Parque da Pecuária, em Maceió.

A atualização cadastral do rebanho ocorre durante todo o mês de novembro, e deve ser feita por criadores de bovinos, bubalinos, suínos, caprinos, ovinos, equinos, asininos, muares, aves, abelhas, peixes e outros animais aquáticos. Além de gratuita, a atualização é um processo rápido e prático.

Além da contagem e do tipo do rebanho, o objetivo da atualização é acompanhar a saúde dos animais, e evitar que os produtores rurais tenham qualquer tipo de pendência ou irregularidade para com a defesa agropecuária estadual. Uma das metas de Alagoas segundo o secretário da Agricultura e Pecuária, Marcelo Melo é erradicar a Febre Aftosa no gado alagoano.

A declaração pode ser feita de forma online, através do Sistema Integrado de Gestão e Defesa Agropecuária de Alagoas (Sigeal). Também é possível realizar o processo presencialmente nas unidades da Adeal e nos escritórios de atendimento das prefeituras municipais.

Se o produtor rural não possuir o cadastro no Sigeal, o pecuarista deve solicitar a senha por meio do atendimento remoto, pelo número (82) 9 8884-6030. Durante o cadastro, o criador deve ter em mãos os documentos de identidade (RG) e CPF, além de comprovante de residência, georreferenciamento atualizado da propriedade, número de telefone e e-mail.

Os produtores rurais que não realizarem o cadastro sofrerão sanções administrativas previstas em lei, como o bloqueio da emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA).

O produtor que não realizar a atualização cadastral estará sujeito às sanções administrativas previstas em lei, como o bloqueio da emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA).

Durante o evento de anúncio do cadastro, o secretário Melo também anunciou a 2ª Feira Alagoana da Agricultura Familiar e Cooperativismo, que ocorrerá no período de 13 a 16 de novembro, no Corredor Vera Arruda, no bairro de Jatiúca, em Maceió.