Fonte: Pexels
Fonte: Pexels

O Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) lançou o selo Beef on Track (BoT), o primeiro sistema de certificação do mundo para carne livre de desmatamento. O lançamento foi realizado em parceria com a Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) brasileira, reforçando o compromisso do país com a sustentabilidade e o cumprimento de metas ambientais globais.

O selo Beef on Track tem como objetivo facilitar a exportação de carne bovina brasileira para mercados que exigem produtos sustentáveis e livres de desmatamento, como a União Europeia, que implementará a Lei Antidesmatamento em 2026, o Reino Unido, com a Environment Act 2021, e a China, principal destino da carne brasileira, que firmou acordos com o Brasil para um comércio livre de desmatamento.

A Beef on Track já conta com a adesão de empresas da Tiajin Meat Association, da China, que planeja comprar 50 mil toneladas de carne certificada até junho de 2026, um passo importante para ampliar a exportação de carne sustentável do Brasil.

Níveis de certificação Beef on Track

O sistema é dividido em quatro níveis de certificação, garantindo rastreabilidade e a ausência de desmatamento ilegal, produção em áreas sob embargo, terras indígenas ou unidades de conservação, além de assegurar que não haja trabalho análogo à escravidão.

  • BoT Bronze – fornecedores diretos livres de desmatamento ilegal, trabalho escravo e uso de terras públicas destinadas;
  • BoT Prata – fornecedores diretos livres de desmatamento (legal ou ilegal), trabalho escravo e uso de terras públicas destinadas;
  • BoT Ouro – fornecedores diretos e indiretos livres de desmatamento ilegal, trabalho escravo e uso de terras públicas destinadas;
  • BoT Platinum – fornecedores diretos e indiretos livres de qualquer desmatamento, trabalho escravo e uso de terras públicas destinadas.