
O estado de Minas Gerais registrou, na última segunda-feira (22), mais de 1,3 milhão de bezerras vacinadas contra brucelose durante a primeira etapa da campanha de combate à doença na região.
Do total de pecuaristas que possuíam bezerras de 3 a 8 meses de idade no primeiro semestre, 52,8% dos animais foram imunizados. O resultado superou a meta mínima de 40% prevista pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), responsável pela supervisão e vacinação no estado, a partir do determinado pelo Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT).
Em nota divulgada pela Agência Minas, a segunda etapa já está em andamento e os produtores com bezerras na mesma faixa etária devem realizar a vacinação até 31 de dezembro. Após a imunização, o pecuarista precisa declarar ao IMA até o dia 10 de janeiro de 2026.
A declaração da vacinação é realizada a partir da apresentação de atestado no Escritório Seccional do IMA emitido pelo médico veterinário cadastrado para realização da vacinação. O produtor que descumprir essas exigências pode ser penalizado por infração, além do impedimento de emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) e restrição de fornecimento de leite para cooperativas.
“Conquistamos um bom resultado na primeira etapa, mas só atingiremos a meta nacional com a conclusão da segunda fase. Esse avanço depende do engajamento de toda a cadeia produtiva”, destaca a médica-veterinária do IMA e membro do PNCEBT estadual, Guaraciaba Santana.