rodutores de mel da Bahia disputarão a melhor amostra do estado na Fenagro 2025, marcada para ocorrer de 29 de novembro a 7 de dezembro no Parque de Exposições de Salvador. O concurso de qualidade, organizado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) em parceria com o Centro Tecnológico Agropecuário da Bahia (Cetab), consolida-se como referência na avaliação da produção apícola e meliponícola baiana.
Foto: Ascom/Seagri

Produtores de mel da Bahia disputarão a melhor amostra do estado na Fenagro 2025, marcada para ocorrer de 29 de novembro a 7 de dezembro no Parque de Exposições de Salvador.

O concurso de qualidade, organizado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) em parceria com o Centro Tecnológico Agropecuário da Bahia (Cetab), consolida-se como referência na avaliação da produção apícola e meliponícola baiana.

Inscrições e categorias avaliadas

As inscrições devem ser feitas entre 29 de novembro e 4 de dezembro no estande do centro, localizado no Pavilhão do Governo da Bahia. Os produtores interessados devem entregar um frasco de mel com no mínimo 250 gramas. No caso do mel de abelha-sem-ferrão, a amostra precisa ser entregue refrigerada, garantindo uma melhor preservação de suas características naturais.

Cada produtor poderá concorrer com uma amostra por categoria, sendo:
• Mel centrifugado de Apis mellifera;
• Mel refrigerado de abelha-sem-ferrão.

A análise das amostras será conduzida por uma equipe técnica nas duas categorias e inclui testes físico-químicos como pH, acidez e umidade. Também são realizadas avaliações sensoriais, considerando sabor, odor, cor e aparência geral.

Os vencedores serão anunciados no dia 6 de dezembro. Os três primeiros colocados receberão certificado de premiação, vale para ensaios laboratoriais completos no Cetab e um kit especial.