Piscicultura

Amazonas distribui 60 mil alevinos de tambaqui para fortalecer piscicultura em Iranduba

Ação do Idam, Sepa e Prefeitura beneficia 60 piscicultores e impulsiona a produção de peixes na região, que já soma 450 toneladas em 2024

alevinos
Foto: Renan Pinheiro / Idam

Nesta terça-feira (1º), 60 piscicultores do município de Iranduba (AM) foram beneficiados com a entrega de 60 mil alevinos de tambaqui. A ação, realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), em parceria com a Secretaria de Pesca e Aquicultura (Sepa) e a Prefeitura Municipal, procura incentivar a piscicultura local e fortalecer a economia rural.

A entrega aconteceu no Sítio Rosa de Saron, onde cerca de 130 mil pós-larvas de tambaqui foram cultivadas em dois tanques até atingirem a fase de alevinos, estágio ideal para criação e posterior comercialização em feiras e mercados locais.

Segundo a diretora-presidente do Idam, Eliane Ferreira, a distribuição dos alevinos é estratégica para impulsionar o crescimento do setor primário no município.

Vale destacar que o tambaqui é uma espécie símbolo da piscicultura amazonense. Assim, segundo a diretora, com a iniciativa, há mais condições para que os pequenos produtores aumentem sua renda e dinamizem a produção local.

A expectativa é de que, já na próxima semana, a Unidade Local do Idam em Iranduba (Unloc/Idam) realize uma nova entrega, com mais 70 mil alevinos de tambaqui destinados a outros piscicultores do município.

Somente em 2024, Iranduba contabilizou cerca de 300 piscicultores ativos, responsáveis por uma produção total de 450 toneladas de peixes, um volume significativo que reforça a importância da cadeia produtiva do pescado para a economia regional.