
Neste mês de outubro, ocorreu a Feira Pró-Genética, que faz parte do Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino Brasileiro. Promovida pela Emater Goiás e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), o evento foi sediado na Fazenda Nelore Machadinho, em Novo Planalto, região Noroeste do estado.
Na feira, os produtores rurais da região tiverem acesso a touros PO (Puro de Origem) com registro genealógico e exames andrológicos em dia, ou seja, os animais tem sua fertilidade comprovada. Os touros comercializados também possuem certificações sanitárias, garantindo segurança reprodutiva e livre de doenças como brucelose e tuberculose.
Além da compra e venda de animais, os pecuaristas também participaram de: palestras técnicas sobre manejo de pastagem e suplementação, orientações sobre touros melhoradores e manejo de reprodução, uso de telas de sombreamento para conforto do gado e como buscar linhas de crédito para aquisição animal.
Benefícios do melhoramento genético
De acordo com especialistas, 75% da herança genética do rebanho vem do touro, o que faz do melhoramento genético o principal caminho para elevar produtividade, qualidade e rentabilidade na bovinocultura de corte e leite.
O produtor Manoel, do assentamento Joaquim D’Eça, em Bonópolis (GO), relatou que a participação na feira abriu a mente sobre o tema. “Eu já tinha ouvido falar do programa, mas só entendi seu valor quando participei”, contou o pecuarista goiano.
Outro produtor, Basílio, reforçou o impacto positivo do evento: “a qualidade do [meu] rebanho estava baixa e o melhoramento genético trouxe uma solução real, já planejo adquirir mais animais melhorados”, disse.