O Governo do Espírito Santo, através da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), fortalece a atividade pecuária no estado com programas de incentivo à produção, como a melhoria genética e o acesso ao crédito rural.
De acordo com a secretaria, a estratégia tem como objetivo modernizar as propriedades, além de assegurar ganhos de produtividade e impulsionar a produção sustentável no setor.
Entre os projetos, um dos principais destaques é o Programa de Desenvolvimento Sustentável da Pecuária de Leite, que atua desde o aprimoramento dos índices zootécnicos até o apoio à comercialização e industrialização do produto. A proposta é oferecer mais eficiência à cadeia, junto de competitividade e responsabilidade ambiental, com objetivo de beneficiar os produtores e suas famílias.
A Seag também apoia a Feira de Touros, que oferece animais com alto valor genético para reprodução, com impacto direto na renovação e qualificação dos rebanhos no estado, o que resulta em mais volume e qualidade na produção de bovinocultura na região.
Outro pilar é o Programa de Crédito Rural, que oferece linhas de financiamento para custeio, investimento, industrialização e comercialização. A iniciativa foi criada em parceria com o Banco do Brasil e outras instituições.
“A pecuária tem papel fundamental na geração de renda e emprego em diversas regiões do Espírito Santo. As ações da Seag têm sido orientadas para fortalecer a base produtiva, garantir acesso ao crédito e fomentar o uso de tecnologias que aumentem a produtividade e a qualidade do leite e da carne produzidos no Estado”, disse o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.