Exclusiva

Agtech brasileira iRancho amplia atuação internacional com soluções práticas para a gestão da pecuária de corte

Empresa faz parte do Clube Broto, um programa de benefícios voltado a produtores que utilizam soluções digitais e sustentáveis

Foto: Wenderson Araujo/CNA
Foto: Wenderson Araujo/CNA

Com origem no campo e foco em soluções práticas, a agtech brasileira iRancho tem ampliado sua presença internacional e se consolidado como uma das principais plataformas de gestão da pecuária de corte. Atualmente, a empresa está presente em sete países e em 26 estados brasileiros, gerenciando mais de 5,2 milhões de animais em mais de 10 mil propriedades rurais.

A ideia do iRancho surgiu a partir das dificuldades enfrentadas por Thiago Parente, pecuarista que buscava uma ferramenta adaptada à realidade do campo. “Era tudo muito complicado e não servia para o dia a dia de quem está na lida”, conta Mariana Rezende Machado, engenheira agrônoma e diretora de marketing da empresa. A partir dessa experiência, foi criado um sistema intuitivo, dividido entre aplicativo e plataforma desktop, que funciona inclusive em ambientes sem acesso à internet.

Soluções práticas para o campo

O aplicativo iRancho permite o lançamento de dados em tempo real, com fotos, áudios e localização geográfica, mesmo offline. Posteriormente, as informações são sincronizadas com o sistema. O uso de brincos eletrônicos também potencializa a agilidade do manejo, tornando o processo até 23 vezes mais rápido.

A plataforma abrange todas as etapas da pecuária de corte — cria, recria, engorda e ciclo completo — e atende tanto pequenos produtores quanto grandes grupos. “Temos clientes que moram fora do Brasil ou estão longe da fazenda e conseguem acompanhar a operação à distância, com total transparência”, afirma Mariana.

Esse é o caso do pecuarista Danilo Miranda, da Estância Miranda, no município de Caracol (MS), que utiliza o sistema para gerenciar um rebanho de mais de 3 mil cabeças de gado. “Minha propriedade é voltada em 80% para a atividade de cria, então utilizo bastante o iRancho para controle de nascimento, morte, venda e compra dos animais. Uso muito também nas rotinas de IATF (Inseminação Artificial por Tempo Fixo) e diagnóstico de gestação. Toda vez que tem gado no curral, o programa está sendo utilizado”, afirma o pecuarista.

Segundo Danilo, o uso da plataforma trouxe mais fluidez à operação. “Antes, testei outros softwares, mas não funcionaram como esperava. Hoje, mesmo tendo que levar o computador para o curral, consigo gerar relatórios automáticos que me ajudam a identificar erros e acompanhar os resultados em tempo real”.

Ele também destaca a facilidade de gestão à distância. “Meus funcionários me atualizam por áudio ou vídeo via WhatsApp. Os relatórios são bem completos, com estatísticas reprodutivas e de peso. Além disso, a equipe se adaptou bem ao aplicativo, o que agilizou muito o trabalho no campo”, complementa.

Ferramenta completa e personalizável

O iRancho oferece funcionalidades como controle de insumos, lançamentos de nutrição, gestão de reprodução e emissão de relatórios zootécnicos e financeiros. A interface é personalizável e permite o gerenciamento individual de estoque, desempenho do rebanho e indicadores de eficiência.

Danilo destaca que, mesmo não utilizando todos os recursos disponíveis, a plataforma atende às necessidades da fazenda. “Tenho uma fábrica de ração e, com o app, controlo o consumo de sal e ração. Algumas funções são complexas para a nossa realidade, mas usamos o que é essencial. Minha esposa cuida da parte financeira com o iRancho, enquanto eu fico com a operação. Atende bem aos dois”.

O pecuarista também elogia a flexibilidade da solução. “É possível acompanhar desde produção de leite em mililitros até dados mais gerais. Mas também dá pra usar de forma simples, como é o meu caso. Estou bastante satisfeito com o produto.”

A empresa também possui outros aplicativos que podem estar interligado ao iRancho como a plataforma com sistema de rastreabilidade Safe Beef, que utiliza blockchain para armazenar dados do nascimento ao abate dos animais, e o BeefStats, ferramenta para análise de custos e simulação de cenários econômicos na recria e engorda.

“Nossa proposta é ser simples e eficiente. Quem está com dois mil bois no curral não quer falar com robô, quer uma resposta rápida e humana”, destaca Mariana.

Parcerias com Banco do Brasil e Broto

A trajetória da iRancho ganhou impulso com o investimento do Banco do Brasil em projetos de rastreabilidade e o acesso a crédito rural, com foco na sustentabilidade e na melhoria da gestão produtiva. “Uma gestão eficiente ajuda o produtor a ser mais competitivo e a acessar linhas de crédito com juros mais baixos”, explica Mariana.

Mas a parceria não para por aí: agora, a iRancho é uma das aliadas e oferece suas soluções aos membros do Clube Broto, um clube de benefícios com uma proposta inovadora em relação às já existentes no mercado, que se posiciona como uma ponte entre os produtores rurais e a digitalização. 

Os assinantes têm acesso a ofertas especiais, descontos exclusivos, benefícios e recompensas, além de um portfólio de soluções tecnológicas criteriosamente selecionadas pelos especialistas do Broto.