O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), referência em ciência aplicada na América Latina, está com inscrições abertas para a terceira edição do curso voltado à determinação da vida útil de prateleira de carnes in natura e produtos cárneos. De forma totalmente remota, a capacitação será realizada entre os dias 15 e 17 de abril.
O conteúdo do treinamento aborda desde fatores que afetam o prazo de validade até normas, certificações, análises microbiológicas e sensoriais, além de impactos da validação de shelf life. No curso, serão apresentados exemplos práticos e ferramentas que os participantes poderão aplicar em seus ambientes de trabalho.
Além das coordenadoras Ana Lúcia e Renata Bromberg, vice-diretora do Centro de Tecnologia de Carnes (CTC), o time de palestrantes conta com pesquisadoras de diferentes áreas do Ital, como Silvia Moura (Fruthotec) e Danielle Ito (Cetea), além de especialistas de outras instituições, como a professora Veronica Ortiz Alvarenga (UFMG), consultoras do setor privado e profissionais de P&D com experiência de mercado.
Sobre o Ital
Ligado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), o Ital atua desde 1963 no desenvolvimento de ingredientes, alimentos, bebidas e embalagens. Sediado em Campinas, interior de São Paulo, oferece suporte ao setor produtivo por meio de pesquisa, análises laboratoriais, assistência técnica e capacitação profissional. O instituto é certificado pela ISO 9001 e credenciado pela Anvisa, contando com dezenas de laboratórios e centros especializados.