Pecuária

Alagoas firma parceria com Embrapa para impulsionar produção leiteira

Estado cria rede técnica com a Embrapa Gado de Leite para fortalecer a assistência ao pequeno produtor

A imagem mostra a assinatura do termo para ampliar a produção leiteira em Alagoas
Foto: Tatiane Bastos/Governo de Alagoas

Com produção recorde de leite no primeiro trimestre de 2025, o Governo de Alagoas agora quer fortalecer o apoio técnico aos produtores rurais. Com uma parceria inédita com a Embrapa Gado de Leite, o estado nordestino visa modernizar a assistência técnica, ampliar o uso de tecnologias, além de garantir mais qualidade e produtividade no campo.

Por meio de um acordo de cooperação técnica, assinado nesta terça-feira (15), o estado passa a contar com o apoio dos técnicos Embrapa, além de promover o intercâmbio de tecnologia e inovações entre a empresa e o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL).

“Essa rede vai permitir que os técnicos atendam melhor os agricultores familiares, aplicando tecnologias novas ou já consolidadas para aumentar a qualidade e a produção de leite”, afirmou o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologias da Embrapa Gado de Leite, Fábio Homero.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado produziu 35,9 milhões de litros de leite entre janeiro e março deste ano — representando um crescimento de 5,2% em relação ao mesmo período de 2024. Atualmente, Alagoas ocupa o 4º lugar entre os estados produtores do Nordeste, e o 10º entre os produtores brasileiros.