O governo estadual capixaba acaba de lançar um prêmio para valorizar queijos artesanais. O Concurso “Queijos do Espírito Santo”, ocorre nos dias 10 e 11 de março de 2026. O concurso estadual voltado à valorização da produção artesanal. A iniciativa busca estimular a melhoria da qualidade dos queijos, ampliar a visibilidade das queijarias locais e reconhecer o trabalho da agroindústria regional e de pequenos e médios produtores rurais locais
Foto: Wenderson Araujo/Trilux

O governo estadual do Espírito Santo acaba de lançar um prêmio para valorizar os queijos artesanais, que são produzidos no estado.

Denominado “Queijos do Espírito Santo”, o concurso ocorrerá nos dias 10 e 11 de março de 2026, voltado à valorização da produção artesanal. A iniciativa busca estimular a melhoria da qualidade dos queijos, ampliar a visibilidade das queijarias locais e reconhecer o trabalho da agroindústria regional e de pequenos e médios produtores rurais locais.

O evento é realizado pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), e contará com o apoio do Sebrae-ES, Incaper, Idaf, OCB e da Faculdade Novo Milênio.

As inscrições são gratuitas e estarão abertas de 2 de fevereiro a 5 de março, exclusivamente pelo site do Programa Estadual de Agroindústria Familiar e Empreendedorismo Rural (Agrolegal).

Podem participar queijarias e empreendimentos produtores de queijos ou requeijão localizados no Espírito Santo, desde que estejam regularizados em serviço oficial de inspeção municipal (SIM), estadual (SIE) ou federal (SIF). As amostras deverão ser entregues no dia 9 de março, nos pontos de coleta definidos pela organização.

O concurso contará com nove categorias, abrangendo queijos frescos, queijos maturados e o requeijão de corte, produto tradicional das queijarias e cooperativas de laticínios capixabas.

A importância das queijarias para o Espírito Santo

Atualmente, as queijarias representam o principal segmento da agroindústria familiar no Espírito Santo, com cerca de 1.700 empreendimentos, responsáveis por mais de 40% das companhias do setor.

Abaixo, estão os pontos de coleta das amostras, que receberão os produtos para avaliação, no dia 9 de março:

  • Cachoeiro de Itapemirim: Escritório local do Incaper – Rua Dom Fernando, 29, 1º andar, Bairro Independência (8h às 11h30)
  • Colatina: Escritório local do Incaper – Rua Marechal Eurico Gaspar Dutra, 69, Esplanada (8h às 11h30)
  • Domingos Martins (Pedra Azul): Escritório local do Incaper – Rua Uliana, 80, Ed. Monhol (8h às 11h30)
  • Nova Venécia: Escritório local do Incaper – Av. Vitória, 624, Centro (8h às 11h30)
  • Vitória: Seag – Rua Raimundo Nonato, 116, Forte São João (8h30 às 16h)