
O Governo de Minas lançou, na sexta-feira (5), o “Guia Abrindo Fronteiras: Oportunidades de Exportação para o Queijo Mineiro”, iniciativa que busca ampliar a presença internacional do produto. O anúncio ocorreu no Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), em Juiz de Fora, durante evento que também celebrou os 90 anos da instituição.
Produzido em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG), o material reúne orientações técnicas, regulatórias e análises de mercados externos para apoiar produtores na expansão das vendas ao exterior.
Por meio do Guia, produtores de queijo e entidades do setor de laticínios podem acessar informações sobre regras dos mercados internacionais, perfis de consumo e outros dados que facilitam o processo de exportação.
Vendas internacionais
Em 2024, as exportações de queijos do estado somaram US$ 7,9 milhões, e Minas Gerais se manteve como o principal exportador nacional. A mercadoria alcançou 10 mercados, com destaque para Taiwan, Chile e Estados Unidos.
Ao todo, 13 cidades mineiras realizaram exportações, sendo os municípios: Pará de Minas o principal exportador, seguido de Arapuá, São Vicente de Minas, Moema e Vazante.
O Guia está alinhado à Política de Promoção de Exportações e Comércio Exterior de Minas Gerais, cuja frente de atuação envolve a inserção internacional dos setores produtivos, a identificação de oportunidades de mercado e o apoio qualificado às exportações.
Os interessados podem acessar o documento pelo link.