O programa de Melhoramento Genético e Manejo de Rebanho Leiteiro, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), será tema de uma palestra no 3º Torneio Leiteiro de Bom Jesus do Araguaia, que integra a programação da AgroBomja 2025, entre os dias 25 e 28 de setembro.
No sábado (27), às 8h, o médico-veterinário da Seaf, Eduardo Silva Dantas, apresentará a palestra “Melhoramento Genético e Manejo do Rebanho Leiteiro com foco na produtividade e qualidade do leite”.
Desde 2020, o programa da Seaf já aplicou R$ 7,2 milhões em ações de melhoramento genético, beneficiando 1.080 produtores em 32 municípios. Até agora, foram registradas 4.126 prenhezes confirmadas.
Em Bom Jesus do Araguaia, os recursos já somam R$ 684,5 mil, resultando em 326 prenhezes distribuídas em três etapas. A ação fortalece a cadeia produtiva do leite, considerada estratégica para a agricultura familiar local.
Papel da cooperativa local
A Cooperbonja (Cooperativa de Produtores Rurais de Bom Jesus do Araguaia) é parceira do programa e reúne cerca de 500 cooperados, número próximo ao total de propriedades atendidas na região. A cooperativa também abrange produtores de Serra Nova Dourada, Ribeirão Cascalheira e Novo Santo Antônio.
Para o presidente da Cooperbonja, Valdemir Rodrigues, o acesso à genética de ponta e técnicas de manejo transforma a realidade dos pequenos produtores. “Os pequenos produtores, que antes não conseguiam acesso a esse tipo de tecnologia por conta dos altos custos, agora podem contar com essa força do Governo por meio da Seaf. Esta ação foi um divisor de águas para os produtores de leite da região”.