
Nesta última quarta-feira (21), o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, sancionou uma nova lei que proíbe a reconstituição e comercialização de leite em pó importado como leite líquido. O projeto de lei é de autoria do deputado estadual Oscar Gutz e busca combater a concorrência desleal no setor leiteiro.
Segundo o governador, a legislação tem como objetivo fortalecer a cadeia produtiva leiteira estadual. Atualmente, Santa Catarina é o 4º maior produtor de leite do país e tem mais de 24,5 mil produtores. Em 2024, o estado fabricou 3,3 bilhões de litros de leite, ou seja, 9% da produção nacional.
A expectativa do governo estadual é que a medida incentive o consumo interno de leite fabricado pelos produtores de laticínios de Santa Catarina, impulsionando a pecuária leiteira como um todo.
O estado também investe na agroindústria do leite por meio de programas como o Leite Bom SC, que subsidia juros de empréstimos bancários e financiamentos aos pecuaristas. O Programa Terra Boa é outra iniciativa estadual, que promove a melhoria das pastagens para aumento de produtividade.