Apoio municipal

Campo Grande (MS) avança na estruturação da PDOA para fortalecer agricultura familiar

Ação foi feita para impulsionar atividade na capital do estado

A prefeitura de Campo Grande (MS) avançou na estruturação da da Propriedade de Descanso de Ovinos para Abate (PDOA), com uma reunião feita com membros da agricultura familiar da cidade
Foto: Prefeitura de Campo Grande (MS)

A prefeitura de Campo Grande (MS) avançou na estruturação da Propriedade de Descanso de Ovinos para Abate (PDOA), com uma reunião feita com membros da agricultura familiar da cidade, realizada ontem (5). 

A conversa foi feita no P.A. Estrela Campo Grande, e contou com autoridades públicas e privadas do setor. O PDOA tem como objetivo organizar e fortalecer a cadeia produtiva de ovinocultura no município. A iniciativa é uma parceria entre a prefeitura da cidade, a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), o Governo do Mato Grosso do Sul, o Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

“Estamos construindo isso aqui para uma melhoria do rebanho do cordeiro junto com a Prefeitura, a Agraer e o Senar. Uma parceria para que possamos melhorar a produção de carne de cordeiro no estado”, diz o produtor Seo Sidnei Caviglione Ignacio.

O projeto vai envolver 50 produtores da agricultura familiar, com contribuição da Semades na parte técnica. A entidade vai fornecer um médico veterinário responsável por acompanhar as operações de embarque dos animais.

“Todas as vezes que forem embarcar o gado, esse veterinário precisa conferir, assinar e garantir que está tudo certo. Estamos somando esforços com a Agraer dentro dessa proposta do PDOA”, explicou o secretário Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades), Ademar Silva Junior

O PDOA consiste em uma propriedade rural estruturada para receber ovinos em um curto período antes do abate, com garantia de bem-estar para os animais e qualidade para a carne que será comercializada. Além disso, a iniciativa também tem foco na rastreabilidade e fortalecimento da cadeia da carne ovina.