A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) recebeu, no dia 21 de outubro, o certificado da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) que reconhece o Brasil como uma zona livre de febre aftosa sem vacinação.
O novo status coloca o país, e o Pará, em um patamar mais competitivo no comércio internacional de carnes. A certificação havia sido oficializada em maio, durante a 92ª Assembleia Geral da OMSA, realizada na França.
“Estivemos lá em maio representando o Pará nesse momento histórico para uma cadeia produtiva que gera riquezas para o nosso estado. Agora, estamos compartilhando essa conquista com todos que integram o setor”, destacou Jamir Macedo, diretor-geral da Adepará.
Para Francisco Victer, presidente da Uniec, o reconhecimento “é um feito de enorme relevância, que mostra a confiança do mundo no controle sanitário do Brasil e na responsabilidade dos nossos produtores”.
Com o novo certificado, o rebanho paraense de mais de 26 milhões de cabeças ganha acesso a mercados mais exigentes, como Estados Unidos, Japão, Coreia do Sul e União Europeia. A expectativa é de aumento das exportações e valorização da carne produzida no estado.