A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) anunciou, ontem (22), a digitalização da Certidão de Estabelecimento Rural para produtores rurais que possuem exploração pecuária ativa e registrada pela agência. A emissão do documento pode ser realizada por meio do site da Adapar, pelo próprio pecuarista
Foto: Gilson Abreu/Arquivo AEN

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adaparanunciou, ontem (22), a digitalização da Certidão de Estabelecimento Rural para produtores rurais que possuem exploração pecuária ativa e registrada pela agência. A emissão digital do documento pode ser realizada por meio do site da Adapar, pelo próprio pecuarista.

A certidão em formato online está disponível para criadores de bovinos, ovinos, caprinos, equídeos e suínos. A medida entrou em vigor desde a publicação da Portaria N.º 023/2026 da agência, no último dia 9 de janeiro.

Segundo a Adapar, a mudança garante ao produtor rural mais autonomia para diversos processos, especialmente para pecuaristas que buscam financiamento junto às instituições bancárias.

Pré-requisitos para emissão digital

O produtor que se interessar pelo novo formato de emissão deve atender aos seguintes pré-requisitos: a propriedade deve estar em dia com as diretrizes da Adapar para sanidade animal; o proprietário não pode ter pendências de comprovação do rebanho; o calendário vacinal dos animais deve estar atualizado; o produtor deve pagar a taxa específica relacionada a emissão da certidão.

A Certidão de Estabelecimento Rural tem validade de 30 dias a partir da data de emissão. A Agência de Defesa Agropecuária também informa que produtores que realizarem cadastros falsos ou inconsistentes colocará em risco a sanidade dos rebanhos em todo o Paraná, prejudicando toda a cadeia produtiva.

Adapar alerta ainda que o processo de fiscalização nas propriedades rurais pode ocorrer a qualquer momento.