Pecuária familiar

Pecuária familiar em Santa Catarina ganha reforço com nova fase do programa SC Rural

Reunião promovida pela Epagri reúne especialistas para alinhar ações estratégicas na pecuária familiar de Santa Catarina

Preços do leite/Pecuária familiar

A pecuária de leite e de corte tem desempenhado um papel fundamental na geração de renda de milhares de agricultores familiares em Santa Catarina. Com o objetivo de fortalecer o setor e alinhar novas estratégias, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) promoveu, no início de abril, um encontro com profissionais de diversas regiões do estado.

Realizado em Campos Novos, no Meio-Oeste catarinense, o evento reuniu pecuaristas para debater os desafios e oportunidades da pecuária catarinense, bem como suas perspectivas econômicas. Um dos focos do encontro foi o uso de tecnologia nas propriedades rurais. Com o intuito de aumentar a rentabilidade e sustentabilidade da atividade, além de melhorar a qualidade de vida dos pequenos produtores.

“Durante praticamente uma semana de trabalho, ajustamos e alinhamos todas as ações que vamos executar a partir do ano que vem. Estamos em vias de iniciar o SC Rural 2, programa do Estado para fortalecer a agropecuária, melhorando os ambientes produtivos e a capacidade de produção”, afirma o coordenador estadual de pesquisa do Programa de Pecuária da Epagri, Tiago Celso Baldissera.

Segundo Baldissera, o momento atual é de transição. A Epagri está focada em renovar suas equipes técnicas, com novos profissionais substituindo os que estão se aposentando, sem perder a referência científica e a qualidade dos serviços prestados. “Reuniões como esta são essenciais, pois reúnem especialistas de todas as regiões do estado em busca de soluções concretas para os produtores no campo”, afirma.

Com a nova fase do SC Rural, a expectativa é de que a pecuária familiar catarinense continue evoluindo. Para isso, os produtores devem adotar práticas mais modernas e sustentáveis, para ampliar a contribuição para a economia rural do estado.