Genética

Piauí Mais Genética é implantado em Simplício Mendes com foco em inseminação artificial

Programa leva inseminação artificial e tecnologia para fortalecer a pecuária no município

O programa oferece inseminação artificial com sêmen de touros superiores, melhorando a carne, o leite e a produtividade.
Foto: Assessoria de Comunicação/Piauí

O Programa Piauí Mais Genética chegou neste sábado (10) ao município de Simplício Mendes, no sul do estado. A iniciativa do Governo do Piauí executada pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), tem como foco o fortalecimento da pecuária por meio do uso de tecnologias reprodutivas, como a inseminação artificial, para aumentar a produtividade e melhorar a qualidade dos rebanhos.

O lançamento no município foi realizado na Fazenda Fortaleza, com participação de autoridades locais, técnicos e produtores rurais. A chegada do programa marca a expansão das ações voltadas ao melhoramento genético de rebanhos no interior do estado.

De acordo com o secretário da Sada, Fábio Abreu, Simplício Mendes tem se mostrado receptivo à proposta. “Estamos levando o programa a todos os municípios para transformar a realidade da pecuária no estado. A adesão dos produtores locais é fundamental para isso”, afirmou.

O programa disponibiliza sêmen de touros geneticamente superiores a produtores assistidos, ao longo de todo o ano, como forma de garantir ganhos em qualidade de carne, leite e eficiência produtiva.

Para o diretor do programa, André Nogueira, a iniciativa também atua na difusão de boas práticas no campo. Segundo ele, além da inseminação, o projeto também orienta os pecuaristas no manejo e nutrição do rebanho.

Criado em 2023, o Piauí Mais Genética tem foco na tecnificação da pecuária familiar, promovendo sustentabilidade, aumento da renda no campo e acesso a novas ferramentas produtivas.