
Um projeto do Governo do Piauí vem transformando a realidade de criadores de gado no estado. Por meio da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), o programa Piauí + Genética oferece inseminação artificial gratuita e assistência técnica especializada para pequenos e médios pecuaristas, com foco no aumento da produtividade e na valorização do rebanho.
O principal objetivo do programa é melhorar a genética do rebanho bovino, utilizando ferramentas como a inseminação artificial, treinamentos e suporte direto ao produtor rural. Segundo a Sada, a iniciativa é considerada pioneira no Brasil por seu modelo abrangente e gratuito.
“Levamos também conhecimento, tecnologia e assistência técnica. Em cidades como Porto, promovemos palestras, ensinamos o manejo correto dos animais e já iniciamos os protocolos de inseminação. É uma visão ampla do Governo do Estado para capacitar os criadores e transformar a pecuária no Piauí”, explica André Nogueira, diretor de Inovação da Sada e coordenador do projeto.
A inseminação artificial permite garantir características genéticas superiores nos animais, como maior produção de leite, resistência a doenças e melhor rendimento no abate. Atualmente, o programa prevê a distribuição de mais de 30 mil doses de sêmen de touros com alto padrão genético.
Genética e pecuária familiar no foco
Além da pecuária comercial, o Piauí + Genética também foca na pecuária familiar, historicamente com menos acesso a políticas públicas estruturantes. A iniciativa busca garantir que produtores de todas as regiões acessem à tecnologia.
“Estamos proporcionando ao pequeno, médio e grande produtor acesso a sêmen dos melhores touros do Brasil. Queremos que o pequeno criador possa competir em pé de igualdade, com rebanhos mais produtivos e valorizados”, afirma o secretário da Sada, Fábio Abreu.
Com ações como essa, o Governo do Piauí pretende fortalecer a cadeia produtiva da pecuária, promovendo inclusão, inovação e sustentabilidade no campo.